Estratégias de Comunicação Empresarial 6º período
carga horária : 60 h/a - créditos : 03
Profª. R. Rianelli universidade.rj@globo.com
http://www.poynter.org/profile/profile.asp?user=13912
FONTE: http://estrategias-com-empresarial.blogspot.com/
Programa da Disciplina
Ementa
Curso: Gestão da Tecnologia de Informação
Período: 3o. – Turnos: Manhã e Noite
Campi: Akxe, Centro I
1 - Disciplina e Horário
Estratégias de Comunicação Empresarial – UPO 0677 (03 tps teóricos + 03 tps de campo)
3a. feira de 19:00 às 21h (Centro 1)
1.1. - Objetivos da Disciplina
Ø Compreender a importância das estratégias de comunicação empresarial para o ambiente interno e o ambiente externo, diante das variáveis intervenientes de um cenário internacionalizado, informatizado e interligado na atual sociedade da informação.
Ø Desenvolver estratégias de comunicação nas organizações empresariais apresentando os principais conceitos e ferramentas para torná-la estratégica.
2 - Ementa
O processo de comunicação apresentando os seus componentes; as ferramentas de comunicação com a multiplicidade das formas de mídia; a comunicação aplicada à empresa; e a comunicação mediada pelas novas tecnologias.
3 - Conteúdo Programático
Unidade I: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
1.1 – Contextualização da sociedade da informação
1.2 – Conceituação de comunicação
1.3 – Componentes do processo de comunicação
Unidade II: CANAIS DE COMUNICAÇÃO
2.1 – Mídias tradicionais
2.2 – Multiplicidade das formas de mídia
2.3 – Lógicas culturais das mídias
Unidade III: COMUNICAÇÃO APLICADA À EMPRESA
3.1 – Cultura organizacional e desenvolvimento organizacional
3.2 – Tipos de comunicação
3.3 – Barreiras à comunicação
3.3.1 - no indivíduo e na empresa
3.3.2 - causas e efeitos
Unidade IV: COMUNICACÃO MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS
4.1 – Informação informatizada integrada à comunicação empresarial
4.2 – Impactos nos usuários internos e externos
4.3 – Ferramentas utilizadas como estratégias de comunicação empresarial
4 - Programação dos Encontros
Aula | Data Prevista | Conteúdo |
01 | 29/07 – Centro/N | Apresentação do professor, da turma e do planejamento da disciplina. |
02 | 05/08 – Centro/N | Unidade I: “O processo de comunicação”. *1.1.Contextualização da sociedade da informação. |
03 | 12/08 – Centro/N | Unidade I: “O processo de comunicação”. *1.1.Contextualização da sociedade da informação. |
04 | 19/08 – Centro/N | Unidade I: “O processo de comunicação”. *1.2.Conceituação de comunicação; *1.3. Componentes do processo de comunicação. |
05 | 26/08 – Centro/N | Unidade I: “O processo de comunicação”. * Exercício em sala e divulgação do trabalho de campo para AV-1. |
06 | 02/09 – Centro/N | Unidade II: “Ferramentas de comunicação”. *2.1. Mídias tradicionais *2.2. Multiplicidade das formas de mídia |
07 | 09/09 – Centro/N | Unidade II: “Ferramentas de comunicação”. *2.3. Lógicas culturais * Oficina de leitura (5hrs/AAC): artigo ou capítulo de livro |
08 | 16/09 – Centro/N | Unidade III: “Comunicação aplicada à empresa”. *Filme: “O caça-fantasma do desperdício”. Oficina de debate (5hrs/AAC). |
09 | 23/09– Centro/N | AV-1 (Centro/N) |
10 | 30/09 – Centro/N | Entrega e comentários da AV-1 |
11 | 07/10 – Centro/N | Unidade III: “Comunicação aplicada à empresa”. *3.1. Cultura e Desenvolvimento Organizacional *3.2. Tipos de Comunicação. |
12 | 14/10 – Centro/N | Unidade III: “Comunicação aplicada à empresa”. *3.3.Barreiras à comunicação 3.3.1.no indivíduo e na empresa 3.3.2.causas e efeitos |
13 | 21/10 – Centro/N | Unidade III * Oficina(3hrs/AAC) - filme: “O reino perdido”. * Divulgação do trabalho de campo para AV-2. * Exercício em sala |
14 | 28/10 – Centro/N | Unidade IV: “Comunicação mediada pelas novas tecnologias”. *4.1.Informação informatizada integrada à comunicação empresarial. |
15 | 04/11 – Centro/N | Unidade IV: “Comunicação mediada pelas novas tecnologias”. *4.2.Impactos nos usuários internos e externos. *4.3.Ferramentas utilizadas como estratégias de comunicação empresarial. |
16 | 11/11 – Centro/N | * Oficina de leitura (5hrs/AAC): artigo ou capítulo de livro. * Revisão p/ AV-2 (Centro) |
17 | 18/11 – Centro/N | AV-2 |
18 | 25/11 – Centro/N | Entrega e comentários da AV-2 e revisão para a AV-3. |
19 | 02/12 – Centro/N | AV-3 |
20 | 09/12– Centro/N | Entrega e comentários da AV-2 e revisão para a AV-3. |
Obs.1: A programação pode ser alterada mediante calendário acadêmico.
Obs.2: As apostilas (material didático de apoio) referentes às 04 unidades serão disponibilizadas antes de cada unidade, via Internet e/ou na copiadora e/ou na sala virtual, a combinar.
5. Metodologia
Exposição oral acompanhada de visualização em transparências e/ou Datashow;
Análise de Estudos de Casos;
Diferentes dinâmicas de grupo, proporcionando debates e questionamentos;
Utilização de vídeos (mostras de cases)ou DVD seguido de debate e/ou resenha;
Utilização de Laboratório de informática ocasionalmente.
Aulas expositivas sobre os tópicos abordados nas apostilas elaboradas pelo professor como material didático de apoio, com a participação dos alunos.
Oficinas com leituras e debates sobre textos selecionados pelo professor e/ou indicados pelos alunos.
Exercícios de insercao digital.
6 - Trabalhos
Trabalhos em grupo para análise de textos realizados em sala de aula, e trabalhos de campo orientados pelo professor.
7 - Sistema de Avaliação e condições para aprovação
Seguindo os critérios estabelecidos pela Universidade adotaremos que tanto a AV1 como a AV2 terão grau máximo de 8 pontos, permitindo à Educadora lançar até mais dois graus em Avaliação Qualitativa (perfazendo um total de 10 (grau dez) para quem cumprir todas as etapas previstas com aproveitamento pleno). Para ser aprovado sem prova final, o aluno deverá, além de ter um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de presença, alcançar quatorze pontos, ou mais, somados nas duas AVs.
Aqueles que não alcançarem os quatorze pontos, terão direito à prova final, onde deverão somar quinze pontos nas três avaliações formais, o que eqüivale a um grau mínimo igual ou superior a cinco.
Estaremos avaliando o aluno durante todo o semestre. Sendo assim, serão aplicados trabalhos individuais e em grupo visando a melhoria da qualidade do ensino, do conteúdo transmitido. Estes trabalhos serão somados à AV2 que nesse caso terá grau máximo de sete pontos.
8 - Participação esperada do aluno:
Presença, Pontualidade, Preparação e Participação.
9 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KUNCH, Margarida M. Krohling - organizadora. Comunicacao Organizacional: linguagem, gestao e perspectivas. Sao Paulo: Saraiva, 2008.
NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de Janeiro: MAUAD, 2000.
O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2001.
ROSA NETO, Antonio. Atração Global: a convergência da Mídia e Tecnologia. São Paulo: Makron Books, 1998.
MATTELART, Armand. Comunicacao Mundo - Historia das Ideias e das Estrategias. Petropolis: Ed. Vozes, 2001.SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UNB 2001.
VIANA, Francisco. Comunicação empresarial de A à Z: temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo: CLA, 2004.
ZENONE, Luiz Cláudio. CRM – Conceitos e Estratégias. São Paulo: Atlas, 2001.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. Companhia das Letras, 2001. Acompanha excelente trabalho em cd!
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, v.1, 1999.
FERREIRA, Alípio. Comunicação para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
10 – Leitura complementar
Revistas e Periodicos:
HSM Management, Você S.A., Exame, Capital, Forbes e afins.
Recursos na Internet
A magia do cinema e a ótica de Robin Miller
http://www.filmaker.com/
- Bem-vindo à Comunidade Avid!
http://www.avid.com/community/#
ABERJE
ABRH - RJ <http://www.abrhrj.org.br>
B Roll Online - B Roll Online se dedica a fotografia e TV news http://www.b-roll.net/
The Backhaul - e-Zine com index de historias selecionadas por membros das Redações de Televis&atuilde;o http://thebackhaul.com/
Broadcasters: WWW Virtual Library - esta é a sessão da Biblioteca Virtual de Telecomunicacoes
http://archive.museophile.sbu.ac.uk/broadcast/
BEA: The Broadcast Education Association - BEA é uma organizacao de desenvolvimento profissional para academicos e profissionais envolvidos com a Midia Eletronica http://www.beaweb.org/
Current Online - este servico oferecido na web reporta indices de audiencia nos segmentos TV e radio nos Estados Unidos http://www.current.org/
Electronic Media / EM - EM cobre os Eventos na grade de programação das emissoras de TV aberta e a cabo norte-americanas http://www.emonline.com/
Emily Carr Institute no Canadá e o Prof. Ron Burnett disponibilizam conteúdo riquíssimo
http://www.eciad.bc.ca/eciad/
ENDEAVOR
ETHOS
Funarte e outros links
http://www.decine.gov.br/
HSM MANAGEMENT
<http://www.hsmmanagement.com.br>
Laboratório on-line que e’ um exercicio para o futuro Mídia http://www.powerreporting.com/
Library of American Broadcasting - acervo on-line da Biblioteca da Universidade de Maryland, College Park
http://www.lib.umd.edu/UMCP/LAB/
Links e Sindicatos de Jornalistas e Escritores free-lancers de lingua inglesa
http://www.nwu.org/journ/jlnkhome.htm
Local TV News Project - uma serie de Reportagens em
Excelencia no segmento
http://www.journalism.org/resources/research/reports/localTV
Lost Remote - Blog / Weblog fundado pelo jornalista de midia eletronica Cory Bergman http://www.lostremote.com/
Mervinblock.com - dicas para melhorar sua forma de escrever confeccionadas pelo expert Mervin Block
http://www.mervinblock.com/tips.html
MIBTB - Broadcasting Training Program - a diversidade na Sala de Imprensa e sua relação com as minorias
http://www.webcom.com/mibtp/
Miniature Earth / A Terra em miniatura - vale uma visita, com especial atenção nos recursos utilizados na Edição e pesquisa de texto http://www.luccaco.com/
Museum of Broadcast Communications - cultura popular e contemporânea norte-americana através da historia da TV e do Radio http://www.museum.tv/index.shtml
Museum of Television and Radio - oportunidade única de ver, ouvir e se interar do acervo do Museu da Televisão e do Radio de Nova Iorque http://www.mtr.org/
NAB: National Association of Broadcasters - 75 anos de historia da TV aberta norte-americana http://www.nab.org/
National Association of Minorities in Cable NAMIC dá as boas-vindas aos aspirantes a função de profissionais do mercado de tv a cabo http://www.namic.com/
NPPA: National Press Photographers Association Associação de Foto-Jornalismo norte-americano http://www.nppa.org/
NewsLab - Laboratório de TV - um Projeto da Universidade de Columbia, não-comercial, com a excelência de uma produção de qualidade e a vasta experiência do Prof. Sree http://www.NewsLab.org/
NewsProNet - oferece noticias e documentários
http://www.newspronet.com/
NewSeum e Freedom Fórum em Washignton nos recebem em grande estilo e permitem download de Manuais
http://www.freedomforum.org/templates/document.asp?documentID=16556
Opiniões e dicas
http://www.intervideo.com/
Poynter Online's Broadcast Resources - excelente material disponibilizado pelo Poynter Institute vocacionado para profissionais de TV
http://www.poynteronline.org/subject.asp?id=8
Poynter Online's "Convergence Chaser" Guia surpreendente com cruzamento de dados da mídia eletronica
http://poynteronline.org/column.asp?id=56
Poynter Online's "Leading Lines" column - dicas on-line com a excelencia comprovada da Faculdade Poynter
http://poynteronline.org/column.asp?id=34
Poynter Online's TV / Radio Tipsheets - dicas uteis que vc pode usar a qualquer hora!
http://poynteronline.org/content/content_view.asp?id=31904
Prof. Bittencourt nos reserva download do excelente Manual de TeleJornalismo http://www.telejornalismo.com/
e um bate-papo muito interessante no seu Blogger
http://www.salavirtual.blogger.com.br/
Profa. Rianelli disponibiliza textos, comentários, dicas interessantes e novidades
http://www.poynter.org/profile/profile.asp?user=13912
http://rianelli.blogspot.com/
http://regina.rianelli.blogspot.com/
http://www.geocities.com/rianelli.geo/
Prof. Sree Sreenivasan sree@sree.net de Mass Media da Universidade de Columbia tem um acervo on-line extremamente interessante com dicas imperdíveis!
http://www.sreetips.com/
Textos confeccionados com primor nos aguardam em
VideoTexto http://www.videotexto.tv/
The Producer's Book disponibilizado a versão on-line do livro da Produtora de TV MAIN, Alice e STEWART, Robert
http://www.scripps.ohiou.edu/producer/thebook/
The Producer's Page Downloads para ajudar os Produtores de TV http://www.scripps.ohiou.edu/producer/
Rede Globo de Televisão faculta nossa consulta on-line aos seus Manuais de TV http://sucom.redeglobo.com.br/
Research Triangle - venha vc tb!
http://www.geocities.com/ResearchTriangle/8712/
RTNDA: Radio and Television News Directors Association RTNDA representa a Associação de ‘top’ executivos de TVs aberta, a cabo e outras mídias eletronicas
http://www.rtnda.org/
Valter Bonasio nos apresenta seu primoroso trabalho e livro
http://www.escoladetelevisao.com.br/
SENAI
<http://www.rj.senai.br>
Wired Magazine e seu WebMonkey são imperdíveis!
http://hotwired.lycos.com/webmonkey/
Dicas de Pesquisa sobre o Mercado - Fonte: RTNDA
Salary Survey
http://rtnda.org/research/salaries.shtml
Women & Minorities Survey
http://rtnda.org/research/womin.shtml
Newsroom Workforce Survey
http://rtnda.org/research/staff.shtml
Newsroom Profitability
http://rtnda.org/research/profit.shtml
News Judgement and Ethics
http://rtnda.org/research/judg.shtml
Local Web News
http://www.rtnda.com/study/casestudy.shtml
Shoptalk jornal on-line diario sobre o segmento de midia eletronica http://www.tvspy.com/shoptalk.cfm
TVnewz.com um webzine para profissionais
http://www.tvnewz.com/
Television and Radio News Research - um olhar sobre o veiculo TV e Radio por Vernon Stone, Professor Emeritus da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri
http://www.missouri.edu/~jourvs/index.html
Vanderbilt Television News Archive - The Television News Archive é a colecao da Universidade Vanderbilt University em Nashville, Tennessee, América do Norte
http://tvnews.vanderbilt.edu/
Zap2it.com Resources uma colecao de recursos de TV compilada por Zap2it.com
http://tv.zap2it.com/resources/
EM TEMPO:
►Dia da Comunicação Empresarial/do Comunicador Empresarial → 08 de outubro